É um método científico, com mais de 100 anos de investigação e tratamento de perturbações psicológicas, de problemas de personalidade/relacionamento e dos fatores inconscientes que afetam todo o funcionamento mental do paciente.
Através de sessões regulares, o paciente e o terapeuta estabelecem uma relação de confiança e confidencialidade para investigar e resolver as verdadeiras causas das patologias, encontrar soluções para os problemas emocionais e promover o desenvolvimento da personalidade do paciente.
O tratamento psicanalítico não visa apenas tratar o sintoma, mas também resolver a causa – o objetivo é produzir resultados profundos e duradouros, e não o alívio temporário e ilusório dos sinais de alerta.
​
– Crianças – é vital detectar precocemente e resolver problemas psíquicos que na idade adulta são mais difíceis de tratar.
Exemplos: perturbações do sono (insônia, terrores noturnos), da linguagem (dislexia, gaguez), do comportamento, e do rendimento escolar (medo da escola, bloqueio intelectual), etc.
​

– Adolescentes – são vulneráveis a fatores de risco (crises amorosas, agressividade, separações dos pais, etc.), mas a sua personalidade está ainda em formação, por isso é um período em que tudo pode ser perdido, mas em que ainda tudo pode ser ganho em termos de saúde mental. Destacam-se a depressão, ansiedade, a anorexia e bulimia, entre outros.
– Adultos – têm normalmente mais facilidade em reconhecer sintomas e procurar tratamento para os problemas que os afetam.
Para a Depressão, para alguns tipos de Psicose e para Patologias Psicossomáticas – ou seja, doenças somáticas em que os fatores psicológicos são preponderantes.
As pessoas que procuram o tratamento psicanalítico pontuam também algumas das seguintes queixas: timidez, solidão, inibição social, baixa autoestima, ataques de pânico, fobias, dificuldades nas relações amorosas, sentimentos de vazio e inferioridade, dificuldade em ter prazer, descontrole dos impulsos, comportamento autodestrutivo, dificuldades no trabalho ou estudo, medo do fracasso...
Os medicamentos aliviam temporariamente os sintomas, mas a causa da perturbação persiste até ser encontrada e resolvida na psicoterapia.
​
​
​
Sala abaixo em Vinhedo:
