Neuropsicopedagogia
Neuropsicopedagogia
O neuropsicopedagogo é o profissional que vai integrar à sua formação psicopedagógica o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais para, a partir desse entendimento, poder adaptar às metodologias e técnicas educacionais a todas as pessoas e, principalmente, aquelas com características cognitivas e emocionais diferenciadas.
​
A Neuropsicopedagogia Clínica aos poucos vem conquistando espaço no território brasileiro surgindo como uma nova área do conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, abarcando conhecimentos neurocientíficos e tendo seu foco nos processos de ensino aprendizagem. O trabalho é com atividades que avaliam e intervêm nos processos de aprendizagem procurando obter informações de todas as ciências para formar o entendimento mais detalhado da aprendizagem de cada indivíduo. Assim sendo, a Neuropsicopedagogia, que agrega conhecimentos da neurociência, psicologia e pedagogia avalia e auxilia nos processos didático-metodológicos para que ocorra um melhor processo de ensino aprendizagem.
TDA - Transtorno Deficit de Atenção
As características marcantes desse tipo de transtorno são a facilidade de distração com devaneios frequentes (imaginação "viajante") (são conhecidos como distraídos e vivem imaginando coisas), desorganização, procrastinação, esquecimento e letargia/fadiga.
TDAH - Transtorno Deficit de Atenção com Hiperativividade
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma perturbação do neurodesenvolvimento caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade inconsistentes com a idade da pessoa. O transtorno se caracteriza por frequente comportamento de desatenção, inquietude e impulsividade, em pelo menos dois contextos diferentes (casa, creche, escola, etc).
Dislexia
Dislexia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de leitura, apesar de a inteligência da pessoa ser normal. O distúrbio afeta as pessoas em diferentes graus. Os principais sintomas são dificuldades em pronunciar corretamente as palavras, em ler rapidamente, em escrever palavras à mão, em pronunciar corretamente palavras ao ler em voz alta e em compreender aquilo que se está a ler.
Problemas na Aprendizagem
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes do ser humanos.
​
Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado. O estudo da aprendizagem utiliza os conhecimentos e teorias da neuropsicologia, psicologia, educação e pedagogia.
TESTES E AVALIAÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS
O PROLEC é composto por diferentes tarefas que tratam de explorar todos os processos que interferem na leitura, dos mais periféricos aos mais centrais, bem como dos mais simples aos mais complexos. A principal vantagem destas provas consiste em derivar de um modelo bem fundamentado sobre o funcionamento do sistema de leitura.
​
TDE - Teste de desempenho escolar. É um instrumento que busca oferecer de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. Indica de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão preservadas ou prejudicadas no examinando.
​
O CONFIAS é um instrumento que tem como objetivo avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e sequencial. A utilização deste instrumento possibilita a investigação das capacidades fonológicas, considerando a relação com a hipótese da escrita.
​
Avaliação da compreensão leitora de textos expositivos - Este material apresenta textos expositivos, com tipos de organização diferenciados. Tem como objetivo auxiliar neuropsicopedagogos e fonoaudiólogos na avaliação da compreensão leitora de alunos com queixa de dificuldades de aprendizagem e leitura.
​
ETDAH-AD Auxilia no processo diagnóstico do TDAH, com a possibilidade de distinguir a apresentação do transtorno, a intensidade e o nível de prejuízo existente (leve, moderado e grave).
​
​
Tratamento e treinamento para:
-
falta de foco atenção e concentração
-
problemas de escrita e leitura
-
ansiedade
-
estimulo do sistema nervoso e cognitivo
-
baixo rendimento escolar
​
Como é feito o diagnóstico Neuropicopedagógico?
​
O começo do processo diagnóstico se dá com uma entrevista inicial realizada pelo neurosicopedagogo com o individuo que busca atendimento ou com os pais/responsáveis, para que a queixa seja apresentada.
Nesta entrevista é relatado tudo que ocorre e no caso de crianças é feita análise de trabalhos escolares ou laudos pré-existentes.
Depois da entrevista inicial, o diagnóstico clínico segue com sessões individuais com o individuo para a aplicação de testes cognitivos que irão buscar indícios de dificuldades ou distúrbios de aprendizagem. O numero de sessões pode variar de 8 a 12 sessões dependendo da idade e da complexidade do caso. E, em casos onde aja encaminhados a intervenções clínicas o numero de sessões será de acordo com o desenvolvimento do paciente.
Após a identificação das causas das dificuldades ou distúrbios de aprendizagem, laudo com tudo que foi feito, conclusão do levantamento diagnostico e encaminhamentos a profissional multidisciplinar, será discutido e entregue na ultima sessão.
​
Os encaminhamentos normalmente são para:
​
-
Tratamento com a neuropsicopedagoga para lidar com a dificuldade ou distúrbio encontrado
-
Tratamento psicológico
-
Tratamento com profissional da área de fonoaudiologia
-
Tratamento com neurologista
​